FACEAMENTO DAS BOQUILHAS

A definição de faceamento

Faceamento, é o que temos de tradução mais próxima para a palavra Facing. Facing, é onde o artesão/fabricante ou um refacer* faz um ajuste fino da curva da ponta da boquilha. Esta curva tem que estar uniforme e paralela para gerar resultados excelentes de articulações.

O Facing é dividido em três partes:

• Table: Onde a palheta encontra-se com a boquilha e faz o selamento de ar.

• Break Point: Último ponto de contato entre a palheta e a boquilha.

• Facing Curve: Aqui é onde há uma abertura entre a palheta e a boquilha. E esta curva pode ser vista em qualquer boquilha quando vista de lado.

TIPOS DE CURVAS

O Facing desempenha um papel crucial na resposta que cada boquilha terá. Ele determina o quão livre ou resistente será ao soprar a boquilha, bem como o tipo de resposta que a boquilha dará no registro superior, médio e inferior do instrumento.

Em geral, as curvas são curtas, médias ou longas:

• Entre os fabricantes que usaram facing curtos incluem-se: Boquilhas Selmer Soloist com aberturas de E para H e todos os boquilhas Brilhart.

• Entre os fabricantes que usaram facing médios incluem-se: Todas as boquilhas Otto Link após 1950, a maioria das boquilhas Meyer, o "SMS" da Berg Larsen.

• E entre os fabricantes que usaram facing longos incluem-se: As boquilhas Otto Link antes de 1950 e as boquilhas Berg Larsen 'M'.

O Facing curto enfatiza o registro superior (agudos), tornando-o mais fácil. Isto deve-se em parte ao fato de que a parte dianteira e mais fina da palheta está vibrando. A frente curta cria menos resistência e força ao tocar.

O lado negativo deste facing é que a palheta pode parecer muito leve, mas torna-se mais difícil preencher o saxofone de som e sub-tones também.

De primeira, pode-se sentir que um Facing curto é fácil de tocar, no entanto, depois de algum tempo de uso, a maioria das pessoas encontram dificuldades em continuar tocando com uma boquilha de Facing curto.

É como dirigir um carro de corrida nas ruas da cidade - algo muito difícil de controlar.

O Facing longo acentua o registro mais grave do saxofone. O som se torna especialmente grande (cheio) e consistente em todos os registros. Porque neste caso, mais da parte grossa da palheta está vibrando e há mais resistência e contra-força sendo gerada no tudel enquanto se sopra. Um facing longo faz com que a boquilha pareça uma abertura de ponta maior do que realmente é. Outro benefício ou desvantagem, dependendo de como você olha para isso, é que a curva de Facing longo permite que as notas sejam mais flexíveis. Isso ocorre porque a maior parte da palheta dentro da boca é suscetível à pressão do maxilar Muitos saxofonistas do início dos anos 40 e início dos anos 50 tocaram boquilhas com pequenas aberturas de ponta e facing muito longo. Esta configuração produz um som “gordo” com boa resistência que soa como nossas aberturas de ponta maiores com uma curva média.

Facing Médio é o equilíbrio entre os facing curtos e longos e é o que a maioria das boquilhas utilizam atualmente. O facing médio cria um registro superior e inferior de respostas rápidas, e também é fácil de tocar. As palhetas são menos exigentes com uma curva média. Você encontrará mais palhetas fabricadas para esse tipo de Facing. Muitos músicos escolheram aberturas de ponta maiores com facing médios para obter o mesmo som grande do facing longo, mas a facilidade de reprodução oferecida pela curva média. O facing médio é o mais comum por uma boa razão. No geral, é o mais versátil e fácil de tocar. Uma exceção,uma boquilha de high baffle com uma curva curta irá sufocar o fluxo de ar passando por ele. Assim, as boquilhas de high baffle com um facing longo tendem a tocar como as de defletores médios com um revestimento médio. Também é importante notar que diferentes fabricantes mencionam seus facing de forma diferente. Por exemplo, a curva de Berg Larsen 'M' ou média é na verdade uma curva longa, e sua SMS, ou curva curta, é realmente uma curva média padrão.