Elias Coutinho
A música sempre esteve presente na vida de Elias Coutinho. Natural do estado do Pará - norte do país, aos seis anos, teve contato com a música através do regente da banda de música da sua igreja -Assembleia de Deus - e seu primeiro contato com o saxofone foi aos nove anos de idade. Pouco depois, frequentou o Conservatório Carlos Gomes, em Belém/PA, por quatro anos no curso básico com o saxofonista Harley Bichara, onde depois atuou como professor.
Cursou o Bacharelado em saxofone Erudito, pela Universidade Estadual do Pará (UEPA), concluindo-o no ano de 2008, tendo como professor o renomado saxofonista, Dilson Florêncio. Foi o início da sua trajetória acadêmica, tendo ainda aulas com grandes nomes da música popular brasileira, entre eles: Ademir Júnior (DF) e Paulo Levi (PA), além de saxofonistas internacionalmente reconhecidos, entre eles Alex Terrier, saxofonista parisiense que reside nos Estados Unidos.
Apesar da formação erudita, Elias Coutinho sempre teve sua vida musical vinculada a música popular de onde obteve formação pela internet, através de sites de vídeo aulas, como o do saxofonista americano, Bob Reynolds e o já citado, Alex Terrier. Elias já participou de diversos festivais de música instrumental no Brasil e exterior com seu trabalho autoral, que vem desenvolvendo ao longo de anos. No estado do Pará, já acompanhou diversos artistas de vários segmentos e formações musicais diferentes, e tem sua assinatura em arranjos de DVD's de artistas de renome nacional.
Desde o final de 2013, Elias Coutinho desenvolve um trabalho de disseminação do ensino da improvisação musical e saxofone online, através do seu canal no Youtube e outras redes sociais, onde tem vídeos que são apontados como os primeiros online, em português, falando de técnicas como Half Tongue e Slap Tongue, que antes, só se encontravam em vídeos de outros idiomas. Além do trabalho nas redes sociais, Elias Coutinho possui uma plataforma de ensino que hoje conta com mais de mil alunos de praticamente, todos os estados brasileiros e muitos músicos de outros países.
Atualmente, dedica-se aos seus projetos nas redes sociais e ao seu primeiro registro autoral que começa a ser pré-produzido. Todas as etapas desde concepção, até todo o processo de gravação e finalização serão acompanhados pelas redes sociais do músico. A ideia é aproximar o grande público que o segue nas redes sociais, com a música que será produzida.