A CÂMARA DE UMA BOQUILHA

O que é uma câmara de uma boquilha, aonde fica e para que serve?

O objetivo da boquilha é criar o som e o papel do saxofone é amplificar esse som e determinar o seu timbre, ou seja, a sua identidade sonora. Músicos de diferentes estilos musicais como clássico, rock ou jazz podem tocar o mesmo saxofone, mas o timbre emitido pela boquilha de cada estilo será muito diferente.

A câmara é a área localizada no centro interno da boquilha, ou seja, abaixo da mesa e na parte interna da boquilha.

Sua função é criar o “volume” ou o foco do som. Em outras palavras, podemos comparar sua função entre as funções de um holofote e um farolete. Ambos iluminam, mas cada um projeta a luz de uma maneira diferente.

Outra forma de ilustrar a função da câmara da boquilha, seria comparar ao ato de soprar dentro de um cone ou um tubo. Em ambos os casos, o ar sairá do outro lado, mas de maneiras diferentes.

Quais os tipos de câmara de boquilha existentes?


• Câmara Grande (Large Chamber)

Esta é a câmara (meio da boquilha ,interno) que é maior do que o furo do tudel (parte da boquilha que ultrapassa a cortiça no tudel).

As primeiras boquilhas feitas por Adolf Sax em 1841 tinham câmaras deste tipo e foi o design utilizado até a década de 1960, até que os fabricantes de boquilhas começaram a fabricar câmaras pequenas e médias.

As Câmaras Grandes se tornaram famosas por meio das boquilhas de metal do modelo Master Link da Otto Link da década de 1930. As boquilhas vintage são todas Large Chamber, pois possuem câmaras significativamente maiores que o furo do tudel (Bore).

Que tipo de sonoridade a boquilha com Câmara Grande favorece?

Esta câmara valoriza os harmônicos das frequências graves “sons escuros” e é indicada para músicos que gostem de valorizar esta região sonora ao tocar.


• Câmara Média (Medium Chamber)

Esta é a câmara (meio da boquilha ,interno) que tem o mesmo diâmetro do furo do tudel (parte da boquilha que ultrapassa a cortiça no tudel).

Este design de câmara tornou-se famoso por Meyer no final da década de 1940 e até hoje muitas boquilhas de sax alto usam uma Câmara Média.

Que tipo de sonoridade a boquilha com Câmara Média favorece?

Esta câmara valoriza os harmônicos de todas as frequências de uma maneira equilibrada e centrada, ou seja, ela tem o seu núcleo voltado para uma sonoridade mais centrada.Elas não têm tantas frequências graves “sons escuros” como as boquilhas de Câmara Grande, mas ainda assim, são câmaras grandes quando comparadas às outras menores.

Estas câmaras são indicadas para músicos que gostem de valorizar os harmônicos de todas as regiões sem deixar uma delas em mais destaque que a outra. Um exemplo de boquilha com Câmara Média e de paredes laterais arredondadas é a boquilha Meyer da década de 1950 ou a Barkley Meritage para sax alto. Agora, como exemplos de boquilhas com Câmara Média e lado interior plano são as Brilhart Ebolin e Tonalin.


• Câmara Pequena (Small Chamber)

Esta é a câmara (meio da boquilha ,interno) que é ligeiramente menor do que o furo do tudel (parte da boquilha que ultrapassa a cortiça no tudel).

Que tipo de sonoridade a boquilha com Câmara Pequena favorece?

Seu formato cria um tom extra de vitalidade no som, e uma resposta mais rápida e focada. Seria como compará-la à luz emitida a partir de farolete… Ou seja, uma luz bem focada e este é o tipo de sonoridade que esta câmara favorece.

Muitas vezes, uma câmara pequena é usada juntamente de um Defletor Rampa com o objetivo de favorecer um som focado e rico em frequências agudas “brilhante”. Vale lembrar que por ter menos volume na câmara, as notas inferiores do saxofone muitas vezes soam mais “fino” em boquilhas de câmara pequena.


• Câmara Extra Pequena (Extra-Small Chamber)

Esta é a câmara (meio da boquilha ,interno) que é significativamente menor do que o furo, pois tem paredes salientes que sobressaem para fora do diâmetro do furo do tudel (parte da boquilha que ultrapassa a cortiça no tudel).

Ao olhar na parte traseira da boquilha através do furo do tudel de uma boquilha de Câmara Extra Pequena, você verá um círculo evidente na câmara. Isto acontece porque a câmara é muito menor do que o furo do tudel.

Que tipo de sonoridade a boquilha com Câmara Extra Pequena favorece?

Esta câmara é indicada para músicos que desejem gerar muito foco no som, pois a medida que o fluxo de ar passa por ela, ele se move de forma extremamente rápida.Geralmente, as boquilhas que possuem esta câmara, possuem um defletor rampa e são boquilhas frequentemente encontradas em músicas do estilo Rock and Roll , Pop e Smooth Jazz. Como exemplos desta câmara, podemos citar as boquilhas da Dukoff Super Power Chamber e as Guardala King & Super King.

A boquilha de sax soprano é uma exceção a esta regra, pois nesta boquilha, a Câmara Extra Pequena é o padrão da indústria para um som tanto “escuro” como “vivo”. Isto acontece porque a cortiça do tudel do sax soprano é grande. Não é que a boquilha tenha uma câmara extra pequena, exemplo são as boquilhas Vandoren S17 ou S25, mas sim que a boquilha deve ter um grande furo para acomodar a grande cortiça do tudel do sax soprano.

A Barkley Meritage Shadow é uma boquilha que desenvolvemos para o sax soprano e foge a esta regra, pois trata-se de uma boquilha com Câmara Grande. Desta forma, o som dentro da boquilha de soprano é criado mais na "garganta" da boquilha do que a câmara.