ESCOLHENDO UMA PALHETA
Escolhendo uma palheta de saxofone.
Quando navegamos na web pesquisando sobre um novo saxofone ou boquilha, provavelmente veremos muito conteúdo sobre palhetas, a importância de encontrar a palheta ideal e o porque a palheta é uma das partes mais importantes do saxofone.
Quando se trata de palhetas, podemos experimentar diferentes marcas, modelos e numerações e rapidamente perceber como elas podem mudar drasticamente o som do instrumento. Logo, fica evidente a importância de tratarmos este assunto em nosso site.
Ok, já entendi que as palhetas são super importantes. O que devo observar ao comprar uma palheta?
Qual é a melhor marca de palhetas?
Assim como a escolha dos outros consumidores, a marca que você escolhe é subjetiva e geralmente, é baseada em preferência. Todas as principais marcas, incluindo Vandoren e D'Addario Woodwinds, têm seus fãs leais, e é uma boa ideia experimentar algumas marcas diferentes antes de escolher apenas uma.
Embora algumas palhetas sejam classificadas como palhetas de jazz ou clássicas, na maioria dos casos, qualquer tipo de palheta pode ser usado independentemente do gênero musical, lembrando que a boquilha usada também impactará no som produzido.
Com isso em mente, o timbre de saxofone clássico requer uma combinação de boquilhas e palhetas que produzam um som com frequências mais graves, enquanto o timbre de saxofone de jazz requer uma combinação que produza um som com frequências mais agudas.
Qual é a melhor medida de palhetas?
A medida da palheta, ou a dureza/suavidade da cana, geralmente se correlaciona com a densidade da cana. A maioria das palhetas de saxofone são rotuladas com os números de 1 a 5. A medida que o número aumenta, a dureza da palheta também aumenta.
Muitas pessoas ERRADAMENTE acreditam que os saxofonistas profissionais aumentam a força das palhetas a medida que vão se familiarizando com o instrumento, mas na realidade a força preferida da palheta varia de músico para músico e depende muito da boquilha que está usando.
Palhetas sintéticas são melhores que as naturais?
Embora a maioria dos saxofonistas usem palhetas de cana natural, palhetas sintéticas também são utilizados de vez em quando. As palhetas sintéticas não são afetadas pela temperatura ou alterações na umidade e também duram muito mais do que as suas equivalentes de cana.
Embora os palhetas sintéticas sejam muito mais caras do que as tradicionais, sua durabilidade é maior, elas não precisam estar molhadas para serem tocadas e não precisam ser aparadas. Como elas são mais duráveis do que as convencionais feitas de cana, as palhetas sintéticas são mais escolhidas por bandas de marcha ou para uso em outros eventos ao ar livre.
Quando devo trocar a palheta?
Nenhuma palheta é imortal. Algumas podem durar por um dia, enquanto outras podem durar um mês ou dois, dependendo dos seus hábitos, da qualidade da cana e de como a palheta é armazenada e cuidada.
Para ampliar a vida da palheta, muitos saxofonistas fazem rodízio. O rodízio de palhetas exige que o saxofonista escolha duas ou mais palhetas e toque uma delas por algum tempo, em seguida vá trocando para as outras que ainda não foram tocadas enquanto as anteriores “descansam”. As melhores coisas sobre esse método são:
O músico aumentará a vida útil de cada palheta, proporcionalmente à quantidade de palhetas que estiverem no rodízio.
O músico sempre terá uma palheta boa a mão caso alguma das outras se quebre.
Qual a diferença entre palhetas filed e unfiled?
Outro aspecto a considerar ao comprar uma palheta é o seu corte, ou seja, filed ou unfiled. Uma palheta filed as vezes referida como “duplo corte”, possui uma fina camada de casca removida logo abaixo da área do vamp, permitindo que a casca forme uma linha reta. Este corte extra permite que a cana vibre mais livremente, produzindo um som mais brilhante com uma resposta melhor.
As palhetas unfiled, ou palhetas de corte simples, não têm o corte adicional. Elas formam uma forma de "U" na área abaixo do vamp. Este corte produz um timbre mais escuro e com mais resistência, já que a cana não é tão livre para vibrar.
Em última análise, recomendamos que o músico toque ambos os tipos até que encontre o corte que mais agradar.
Como comprar uma palheta que não posso experimentar antes?
Observe a simetria da palheta, ou seja, veja se o lado esquerdo deve está igual ao lado direito. A palheta não pode ter nenhuma anormalidade aparente, nem restos de casca da raspagem. Olhe a palheta contra uma luz forte. O coração (parte do centro mais espessa) devera mostrar-se bem simétrico. As fibras (linhas mais claras, mais finas que correm longitudinalmente na parte de baixo da palheta) devem ser espaçadas uniformemente e sem interrupções.O lado inferior deve ser plano e o modo mais fácil para conferir isto é colocá-la numa superfície plana (mesa ou vidro) e ver se algum lado fica elevado.
Considerações finais:
Quando se trata de comprar palhetas, é sempre melhor comprar uma caixa, assim você não terá que fazer viagens de emergência na loja de música local sempre que precisar de uma nova palheta. Uma caixa completa com dez palhetas deverá durar algumas semanas, ou até meses dependendo da frequência com que se toca.
Ao abrir a caixa, inspecione cada palheta individualmente e descarte qualquer uma que tenha rachaduras visíveis ou danos. Na maioria dos casos, serão descartadas de 3 a 4 palhetas de uma caixa com 10 unidades.
Além de fendas visíveis ou rachaduras, preste atenção para grãos, nódulos ou descoloração desigual.