PARTE DA BOQUILHA

Defletor (Baffle) A parte da boquilha diretamente atrás do trilho da ponta. A forma do defletor determina as frequências agudas “brilho” ou frequências graves “escura” da boquilha, bem como o seu "zumbido".

Corpo (Body) Parte do meio da boquilha onde a abraçadeira se encaixa.

Bico (Beack) A parte frontal da boquilha que a boca se encaixa para tocar. Estende-se da ponta para o corpo da boquilha.

Furo (Bore) A parte interna traseira da boquilha que se encaixa no tudel do saxofone.

Ponto de Apoio (Break Point) O ponto onde a palheta separa-se pela primeira vez da superfície plana da mesa. O início da curva do faceamento.

Câmara (Chamber) A área aberta no meio do bocal entre o chão e o furo. Uma grande câmara produz um som de gordura e propagação, enquanto uma pequena câmara produz um som mais focado.

O Camaro é claramente o mais atraente e apropriado para a estrada, enquanto o Fiat 147 irá levá-lo ao redor da vizinhança, mas entrar na rodovia com ele será uma experiência de vida ou morte, não importa quem esteja dirigindo!

Chanfro (Chamfer) A borda chanfrada nos trilhos laterais que circunda toda a janela.

Curva do Faceamento (Curve Facing) É a curva longitudinal, começando no ponto de apoio e terminando no trilho da ponta. A curva de faceamento pode ser vista em uma boquilha olhando-o de lado. Esta curva varia muito entre as marcas de boquilhas e desempenha um papel crucial na resposta que o boquilha terá . É muito importante que a curva do faceamento em ambos os trilhos laterais seja paralela ou uniforme (a menos que seja intencionalmente desigual para um propósito específico). Também é importante que a curva seja contínua e gradual, sem pontos planos ou ondulações.

Comprimento da Curva (Facing Curve Length) A distância do ponto de apoio à ponta do bocal, ou seja, a distância de onde o medidor de espessura de medição mais fino atinge, até a ponta da boquilha; Esta distância é sempre medida em milímetros. A resposta das notas mais graves em um saxofone depende desse comprimento.

Assoalho (Floor) A parte interna da boquilha atrás do baffle (defletor) e antes da câmara. Quanto maior esta seção, mais projeção a boquilha terá. Quanto menor for, mais escuro será a boquilha.

Trilho Frontal (Frontal Rail) Raio frontal da boquilha. É a parte da boquilha onde se sua espessura for grande gera maior resistência do ar, e se for de pequena espessura gera menor resistência.

Paredes Laterais Internas (Inner Side Walls) As paredes no interior da boquilha , que se estendem do floor (assoalho) até os trilhos laterais. Estes são geralmente de forma côncava (como um Otto Link) ou plana (como um Brilhart e a maioria das boquilhas de clarinete).

Rampa (Ramp) A parte inferior da mesa. Começa na parte de trás da janela e inclina-se para baixo na câmara da boquilha.

Shank Toda a parte externa do bocal logo atrás da mesa, que é mais próxima do tudel do saxofone.

Trilhos Laterais (Side Rails) Aqui é onde a palheta se selou em cada lado da janela. Eles são onde a palheta vibra.

Mesa (Table) A parte plana da boquilha que a palheta fica assentada, e a abraçadeira prende a palheta.

Garganta (Throat) A área dentro da boquilha onde a Câmara transita para o Bore (Furo). A garganta pode ser redonda, ferradura (como Soloist Selmer) ou quadrada (como bocais Selmer S-90).

Abertura da ponta (Tip Oppening) A distância entre a palheta e o trilho frontal. Quanto maior esta abertura, mais ar deve soprar na boquilha; Quanto menor esta abertura, menos ar deve soprar na boquilha.

Trilho da ponta (Tip Rail) Localizado na ponta da boquilha, é aqui que a ponta da palheta se junta e sela com a boquilha enquanto vibra. A espessura do trilho da ponta ajuda a determinar a resposta do bocal. Se for muito fino, o bocal pode "piar". Se for muito grosso, o bocal pode soar "morto".

Janela (Window) A área aberta da boquilha que se estende entre o trilho da ponta e a mesa, entre os dois trilhos laterais.